top of page

Artigos Científicos Publicados

Aqui estão reunidos todos os resumos dos artigos escritos por mim e que foram publicados em revistas científicas. Caso você deseja ler na íntegra, é só clicar no botão "acessar artigo na íntegra", logo abaixo do respectivo título e nome dos autores, que você será redirecionado automaticamente ao site da publicação.

Transtornos Alimentares: O Mal-Estar na Cultura Pós-Moderna

Autoras: Thaís Karolyne Reckziegel e Maria Salete Junqueira Lucas

Resumo

Apresentando etiologia multifatorial, os transtornos alimentares caracterizam-se por uma grave alteração no comportamento alimentar e no corpo, sendo defesas psíquicas complexas, presentes na cultura pós-moderna, a qual é considerada como a era do vazio e que propaga que possui mais valor aquelas pessoas que têm um corpo magro. O presente trabalho buscou refletir sobre a parcela que cabe aos ditames da cultura pós-moderna na causação dos transtornos alimentares, considerando as ferramentas virtuais disponíveis na contemporaneidade, como condições subjetivas pelas quais os sintomas aparecem e conduzem maneiras equivocadas para as pessoas se defenderem do vazio psíquico instaurado. Com o avanço dos meios de comunicação e o desenvolvimento da internet, blogs e páginas on-line, no início dos anos 2000, surgiram as comunidades virtuais “pró-ana” e “pró-mia”, conhecidas por serem defensoras de comportamentos característicos dos transtornos alimentares anorexia e bulimia, considerando estes como estilos de vida. Mesmo com os avanços e mudanças ocorridas nas páginas de relacionamentos virtuais, ainda hoje é possível encontrar perfis que se apresentam como pró-anorexia e pró-bulimia, revelando-se como uma problemática da cultura pós-moderna, estabelecida e vivida por pessoas reais. No entanto, contrariando as expectativas de que essas páginas atuam como desencadeadoras e mantenedoras de comportamentos característicos de transtornos alimentares, é importante pontuar que, em geral, quem busca essas comunidades virtuais já possui predisposição aos comportamentos característicos de transtornos alimentares e percebem estes espaços como possível rede de apoio.

Palavras-chave: Transtornos alimentares, cultura, pós-modernidade, blogs, redes sociais.

Contato

Se você chegou até aqui e acredita que pode se beneficiar com os meus serviços, saiba que para mim será um prazer lhe atender. Para iniciar o contato, clique no ícone ao lado para ser redirecionado(a) automaticamente para o WhatsApp, e me envie uma mensagem com as suas principais dúvidas sobre o serviço que ofereço.

  • Whatsapp

© 2035 por Thaís Karolyne Reckziegel. Criado com Wix.com

bottom of page